Páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A lista negra dos políticos com ficha suja!

Aí, xirú, tu me diz “agora com o projeto ficha limpa, lista de políticos com ficha suja não são mais necessárias!”. Muito te engana, a indiada que está em Brasília é loca de esperta. Ali é tudo macaco velho e sabem como ninguém inverter a lógica toda. Desta vez foi uma “pequena” alteração verbal. A sutileza está em trocar “os que tenham sido condenados” por “os que forem condenados”. Ou seja, a lei só vai valer para aqueles que forem condenados após a promulgação da mesma. Aí a malufada toda continua concorrendo.

Mas como não está morto quem peleia!, não vamos nos entregar! Mais do que um direito, é uma obrigação nossa a fiscalização da ficha dos nossos candidatos. Para facilitar, existe o projeto Transparência Brasil, um portal onde é possível verificar todas as informações sobre os políticos, é só buscar pelo nome. Também contém informações sobre cada Casa, estado e partido. É fácil descobrir que 37% dos senadores e 37% dos deputados federais têm ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas. Aqui no Rio Grande do Sul, esse número, entre os deputados estaduais, aumenta para 49%! Ou seja, precisamos renovar metade de nossa Assembléia Legislativa! 


Ainda no portal Transparência Brasil é possível acessar informações como: quem falta mais - sessões plenárias e comissões temáticas, variações patrimoniais, uso de verbas indenizatórias, doações e patrimônio, produtividade legislativa, viagens de parlamentares e concessionários de rádio e TV. E, para deixar ainda mais fácil, circula pela internet uma lista com 150 políticos com ficha suja e a lista de autoridades derrubadas pelo escândalo do mensalão.

Válido também é ler uma opinião diferente sobre o projeto Ficha Limpa. Ainda que concorde em alguns pontos, entendo que o Ficha Limpa é, no momento, a melhor forma de afastar corruptos da política. 

3 comentários:

  1. Na verdade o "ficha limpa" é um ataque a constituicao de 88, uma volta a ditadura, todos sabemos que existe a presunção da inocencia, isto é, qualquer cidadão é inocente até que se prove o contrario, ou seja, até o ultimo recurso, no caso, transitado e julgado.

    ResponderExcluir
  2. Alberto, e o art. 7° inciso IV dessa Constituição de 88 é um ataque, uma afronta a quem?
    "Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
    ...
    IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;"

    ResponderExcluir
  3. O não cumprimento de um artigo da constituição não justifica o não cumprimento de outro. Não é pq o sálario minimo não dá pra fazer tudo que diz na constituição que vamos simplesmente ignora-la em nome de uma "justiça" que de justa não tem nada. Todos são inocentes até que se prove o contrario ao fim do devido processo legal, se vc tira esse direito de uma parcela das pessoas sejam politicos ou não o que garante que cedo ou tarde não irão tirar de vc tbm?

    ResponderExcluir