Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Rio Grande vai à Copa!

Ontem, Dunga anunciou os convocados para a Copa do Mundo 2010. As reações vistas na internet foram quase unânimes: Dunga errou feio. No Twitter, choveram ironias. Teve até quem achasse por bem invadir o site da FGF. Parecia até que o Brasil uniria-se bradando por um escrete melhor.

Na verdade, essa contrariedade não é tão geral (segundo o Datafolha, 57% dos entrevistados consideram boa ou ótima a lista de convocados). Pode o sobrinho do Ronaldinho (!) não gostar, mas aposentados e nosso maior comentarista de futebol, Lula, aprovam. O fato é que agora está feito e não há como voltar.

Aqui, no Rio Grande do Sul, a maior reclamação talvez tenha sido a ausência de Victor, provavelmente melhor goleiro em atuação no país. É praticamente impossível que ele jogasse, pois tirar Júlio César da meta é tarefa hercúlea. Entretanto, ele estaria lá, mostrando que aqui no sul também jogam selecionáveis. Havia uma empolgação em torno disso e, em muitos casos, ela se transformou em decepção. Inclusive para Victor.

O goleiro do Grêmio não vai, mas o Rio Grande do Sul estará lá, sim. Antes de desistir ou anunciar que torcerá para algum país europeu qualquer, vale lembrar que o técnico da Seleção é lá de Ijuí, formado no Inter - e salvador deste, em 1999. Ao lado de Dunga, estará Paulo Paixão, campeão pela Dupla, atual preparador físico do Grêmio. Sob o comando destes, vários ex-jogadores de times deste estado como Doni (que passou pelo Juventude), Felipe Melo (Grêmio) e Lúcio (Inter). Quando a Copa começar, nosso estado estará lá.

Se tudo der certo, Dunga imitará Felipão. Quando este passo-fundense comandava a Seleção, muitos chiavam por que ele não levou Romário. Felipão calou os críticos ganhando a Copa. Dunga vai atrás do mesmo feito. Quiçá mostrará a fãs dos craques do Bolshoi Santos ou qualquer outro crítico que sabe como repetir o que fez em 1994: levantar a taça. Com Dunga e seus comandados, o Rio Grande do Sul vai a mais uma Copa do Mundo.

0 comentários:

Postar um comentário